A Igreja é nossa casa, o mundo é nossa casa comum

Autores

  • Gean Carlos dos Santos

Palavras-chave:

Igreja; Teologia; Vida.

Resumo

Nossa reflexão aponta para a atualidade e relevância de se perceber a Igreja como a casa dos pobres e excluídos à luz de Aparecida, levando em consideração que todos somos discípulos e missionários de Jesus Cristo e que Nele emerge a Vida plena. A temática da Igreja como casa comum de todos está presente no Discurso inaugural, nº 6. Nosso escopo é perscrutar em algumas linhas e entrelinhas, elementos que revelem a importância da opção preferencial pelos pobres. Sabemos que a missão evangelizadora da Igreja, sempre antiga e nova, articula-se desde a urgência da historicização do seu carisma no presente e não a partir da absolutização da instituição. É urgente mais do nunca, especialmente a partir de Aparecida pensar a missão da Igreja e de sua teologia a partir das vítimas e do povo crucificado, o que exige das Igrejas uma clara opção pela vida destes todos, comprometendo-se com as causas fundamentais do ser humano, do Evangelho e da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gean Carlos dos Santos

Professor da Universidade São Francisco – USF. Tem Doutorado em Teologia Sistemática - PUC Rio. Atua na Linha de pesquisa sobre a Concepção contemporânea de vida – da protologia à escatologia numa leitura teológica a partir das fontes da Fé, da Tradição e do Magistério Eclesial. Pesquisa sobre a relação entre as Ciências da Vida e a Teologia, especialmente sobre o Sentido da profundidade da Vida - Interfaces e aproximações da Teologia com as Ciências da vida. É Mestre em Teologia Sistemática pela PUC Rio. Tem experiência na área de Teologia Sistemática. É Especialista Transdisciplinar em Teologia, Educação e Ecologia pelo ITF. Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco - USF de São Paulo. Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis, RJ.

Referências

ANDRADE, P. F. C. O significado permanente da Teologia da Libertação. In: BINGEMER, M. C. e ANDRADE, P. F. C. (Orgs.) O mistério e a história. São Paulo: Loyola, 2003.
BERGER, Peter I. The Heretical Imperative. Contemporany possibilities of Religious Affirmation. New York: Anchor Books, 1980.
BOFF, Clodovis. “Um “Ajuste pastoral”. Análise global do Documento do IV CELAM”. In: VVAA. Santo Domingo. Ensaios teológico-pastorais. Petrópolis: Vozes, 1993.
BRIGHENT, A. O Discurso inaugural do Papa Bento XVI, Síntese e destaques. Revista Eclesiástica Brasileira, v. 67, 2007.
CALIMAN C. Identidade histórica da Igreja no Brasil nos últimos 20 anos. Leigos e participação na Igreja. Estudos da CNBB. São Paulo: Paulinas, n. 45, 1986.
CELAM 5, Documento de Aparecida. Texto Conclusivo. São Paulo: Edições CNBB/Paulus/Paulinas, 2007.
CHENU, M.-D. “La fin de l”ère constantinienne”. In: La Parole de Dieu, II. L”Évangile dans le temps. Paris, Editions du Cerf, 1961.
FRANÇA MIRANDA, M. Igreja local e sociedade moderna. Revista Atualidade Teológica, PUC Rio, Ano IX, fasc. 19, Janeiro/abril, 2005.
FRANÇA MIRANDA, M. Inculturação da fé: Uma abordagem teológica. São Paulo: Loyola, 2004.
GONZALES FAUS, J. I. Desafio da Pós-Modernidade. São Paulo: Paulinas, 1996.
GONZALES FAUS, J. I. Vigários de Cristo. Os pobres na teologia e espiritualidade cristãs. Antologia comentada. São Paulo: Paulus, 1996.
GUTIÉRREZ G. Teologia da Libertação. São Paulo: Loyola, 2000.
HERVIEU-LÉGER, D. Les manifestations contemporaines du christianisme et la modernité. In: Christianisme et Modernité. Paris: CERF, 1990.
JOÃO PAULO II. “Discurso Inaugural”. In: Conclusões de Santo Domingo. São Paulo: Loyola, 1993.
LIBÂNIO, J. B. Cenários da Igreja, Loyola, São Paulo, 1999; “Conferência de Aparecida”. REB, n. 268, Vozes, Petrópolis, 2007.
LIBANIO, J. B. Igreja contemporânea. Encontro com a modernidade. São Paulo: Loyola, 2000.
LIBÂNIO, J. B. Memória de Santo Domingo até nossos dias. Vida Pastoral, n. 249, 2006.
PALÁCIO, C. Uma consciência histórica irreversível. In: CRB. Dez anos de teologia. Publicações da CRB, 1982.
RAHNER, Karl. Significado teológico da posição do cristão no mundo moderno. In: Missão e Graça. São Paulo: Paulinas, 1965.
SCHREITER, R. J. Constructing local theologies. New York: Orbis Books, 1993.
TABORDA, F. “Nova Evangelização, Promoção humana, Cultura cristã. Leitura crítica dos três conceitos e sua articulação no Documento de Santo Domingo”. Trabalho apresentado à Equipe de Reflexão Teológica da CRB, dezembro de 1992.

Downloads

Publicado

2021-11-05