Educação e ecologia integral

O papel da família, da espiritualidade e da universidade

Autores

  • Martín Carbajo Núñez
  • Neuci Lopes da Silva

Palavras-chave:

Educação; Ecologia integral; Universidade; Família; Espiritualidade.

Resumo

Este artigo mostra que a educação é imprescindível para podermos avançar rumo à ecologia integral e estuda o papel que a família, a espiritualidade e a universidade podem desempenhar nesta tarefa formativa. A família é “mais importante escola” e a espiritualidade oferece as motivações de que necessitamos “para alimentar uma paixão pelo cuidado do mundo”. Também a universidade deve desempenhar um papel importante, integrando harmoniosamente a aprendizagem e o serviço social à comunidade (service learning), ao invés de limitar-se a uma função mera mente instrumental e transmissora. Assim será possível um novo paradigma relacional, que fortaleça as relações familiares e a visão holística da realidade. Trata-se de uma necessidade urgente que a pandemia de Covid-19 novamente evidenciou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martín Carbajo Núñez

Martín Carbajo Núñez, OFM, é doutor em teologia moral (Alfonsianum, Roma), graduado em comunicação social (Univ. Gregoriana, Roma), licenciado em filologia germânica (Univ. Santiago de Compostela) e técnico especialista em informática de gestão. Professor extraordinário da Pontifícia Universidade Antonianum (Roma), na qual foi vice-reitor e Reitor Magnífico ad interim. Atualmente, está encarregado da cátedra de Moral Social. Ensina em três universidades; duas em Roma: Antonianum (PUA) e Alfonsianum (PUL), uma nos EUA: a FST, afiliada à Univ. San Diego (Califórnia).

Referências

CARBAJO NÚÑEZ, M. Franciscan Spirituality and Integral ecology. Relational bases vs the Throwaway culture. Islamochristiana 43 (2017) 59-78.
DELIO, I.; WARNER, K.D.; WOOD, P. Care for Creation. A Franciscan spirituality of the earth. Cincinnati: Franciscan Media, 2007.
ELLIS, R.; GOODYEAR, P. (ed.). The education ecology of universities: Integrating learning, strategy and the academy. New York: Routledge, 2019.
FREIRE, P. Pedagogía del oprimido. Madrid: Siglo XXI, 2008.
HARARI, Y.N. Homo Deus: a brief history of tomorrow. London: Harvill Secker, 2015.
RIVOLTELLA , P.C. Screen generation. Gli adolescenti e le prospettive dell’educazione nell’età dei media digitali. Milano: Vita e Pensiero, 2006.

Downloads

Publicado

2021-05-13