Educação e ecologia integral

O papel da família, da espiritualidade e da universidade

  • Martín Carbajo Núñez
  • Neuci Lopes da Silva
Palavras-chave: Educação; Ecologia integral; Universidade; Família; Espiritualidade.

Resumo

Este artigo mostra que a educação é imprescindível para podermos avançar rumo à ecologia integral e estuda o papel que a família, a espiritualidade e a universidade podem desempenhar nesta tarefa formativa. A família é “mais importante escola” e a espiritualidade oferece as motivações de que necessitamos “para alimentar uma paixão pelo cuidado do mundo”. Também a universidade deve desempenhar um papel importante, integrando harmoniosamente a aprendizagem e o serviço social à comunidade (service learning), ao invés de limitar-se a uma função mera mente instrumental e transmissora. Assim será possível um novo paradigma relacional, que fortaleça as relações familiares e a visão holística da realidade. Trata-se de uma necessidade urgente que a pandemia de Covid-19 novamente evidenciou.

Biografia do Autor

Martín Carbajo Núñez

Martín Carbajo Núñez, OFM, é doutor em teologia moral (Alfonsianum, Roma), graduado em comunicação social (Univ. Gregoriana, Roma), licenciado em filologia germânica (Univ. Santiago de Compostela) e técnico especialista em informática de gestão. Professor extraordinário da Pontifícia Universidade Antonianum (Roma), na qual foi vice-reitor e Reitor Magnífico ad interim. Atualmente, está encarregado da cátedra de Moral Social. Ensina em três universidades; duas em Roma: Antonianum (PUA) e Alfonsianum (PUL), uma nos EUA: a FST, afiliada à Univ. San Diego (Califórnia).

Referências

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Publicado
13-05-2021