Reflexões joaninas em tempo de pandemia

  • Carlos Frederico Schlaepfer
Palavras-chave: Literatura Joanina; Teologia; Pandemia.

Resumo

A literatura joanina que compreende o Evangelho de João, também denominado de Quarto Evangelho, as três cartas de João e o Apocalipse, nos colocam vários temas importantes para reflexões que podem ser feitas em contextos e perspectivas diferentes. Apesar de serem gêneros literários diferentes, evangelho, carta e apocalipse, o conteúdo central é sempre a ação salvífica de Jesus. Neste sentido, ao fazer a leitura destes livros, estamos buscando esta temática para servir de luz em nossas vidas. Nesta perspectiva de busca, este artigo se propõe trazer elementos que possam contribuir neste momento em que vivemos uma pandemia de COVID-19. São momentos difíceis, imprevisíveis, mas desafiantes que precisam de coragem para que possam ser enfrentados. Partindo destes escritos Joaninos, elaborados no final do primeiro século da era cristã, queremos descobrir neles, elementos que possam servir de luz e guia dentro deste ambiente de escuridão e incertezas que estamos vivendo.

Biografia do Autor

Carlos Frederico Schlaepfer

Doutor em Teologia bíblica pela PUC Rio, Professor de Sagrada Escritura e Línguas Bíblicas no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis; Membro do Conselho Científico e Coordenador da Revista Estudos Bíblicos (ITF/Petrópolis); Membro da Associação de Biblistas do Brasil e assessor de cursos teológicos em diversas Dioceses no Brasil.

Referências

BORTOLINI, José e BAZAGLIA, Paulo. Como ler as Cartas de João: quem ama nasceu de Deus e conhece a Deus. São Paulo: Paulus, 2001.
BROWN, Raymond. A Comunidade do discípulo amado. Tradução de Euclides Carneiro da Silva. São Paulo: Paulinas 1983 (Coleção “Nova Coleção Bíblica”)
KONINGS, Johan. Evangelho Segundo João. Amor e Fidelidade. Petrópolis: Vozes; São Leopoldo: Sinodal, 2000. (Coleção “Comentários Bíblicos NT”)
MAZZAROLO, Isidoro. Nem aqui, nem em Jerusalém. Evangelho de São João – exegese e comentário. Rio de Janeiro: Mazzarolo editor, 2015.
MESTERS, Carlos; OROFINO, Francisco. Apocalipse de João. A teimosia da fé dos pequenos. Petrópolis: Vozes. 2003.
RICHARD, Pablo. Apocalipse: Reconstrução da esperança. Tradução de Attílio Brunetta. Petrópolis: Vozes, 1999.
SILVANO, Zuleica. Primeira Carta de João: crer em Jesus Cristo. São Paulo: Paulinas, 2019. (Coleção “Pão da Palavra”)
Publicado
13-05-2021