Para se alimentar, basta a terra!

Autores

  • Aleluia Heringer

Palavras-chave:

Alimentação; comensalidade; meio-ambiente.

Resumo

Existem pessoas que comem o dia inteiro e não se nutrem. Nutrir é algo bem mais complexo. Fazemos escolhas e muitas delas têm priorizado a praticidade e não a qualidade nutricional. O presente artigo reflete sobre a importância do rico e diversificado patrimônio que constitui a alimentação natural. Está em nossas mãos o poder de impactar o mercado e exigir uma alimentação condizente com a atual crise climática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aleluia Heringer

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Atualmente é diretora de Relações Institucionais e ASG – da Sociedade Inteligência e Coração, mantenedora dos Colégios Santo Agostinho.

Referências

BOFF, Leonardo. Comensalidade: passagem do animal ao humano. Disponível em: <https://leonardoboff.wordpress.com/2012/10/15/comensalidade-passagem-do-animal-ao-humano/>.

FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus: Loyola, 2015.

FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica pós-sinodal Querida Amazônia. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20200202_querida-amazonia.html>.

HARARI, Yuval N. Homo Deus: uma breve história do amanhã. 1. reimpr. [São Paulo]: Companhia das Letras, 2016.

MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS. Animal não humano presente! Reflexões sobre a educação e a relação entre animais humanos e não humanos. Belo Horizonte, 2020. Disponível em: <https://defesadafauna.blog.br/wp-content/uploads/2020/09/Animal-nao-humano-DIGITAL.pdf>.

SUSIN, Luiz Carlos; ZAMPIERE, Gilmar. A vida dos outros: Ética e teologia da libertação animal. São Paulo: Paulinas, 2015.

TEIXEIRA, Aleluia Heringer Lisboa. Encíclica Laudato Si’ e a Educação: qual parte nos cabe? Disponível em: <https://goo.gl/YXOfPr>.

Downloads

Publicado

2022-11-08