Entre a autoridade e o serviço

Um delicado equilíbrio

  • Miguel Kleinhans Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI
Palavras-chave: vida religiosa; administração; serviço; Irmãs Clarissas; fraternidade.

Resumo

Este artigo é a palestra conferida durante a Assembleia Federal Eletiva das Irmãs Clarissas do Brasil, realizada em Canindé-CE (outubro de 2019). Seu teor, em princípio dirigido às superioras de mosteiros, serve como diretriz para aqueles/as que ocupam posição de chefia. Num primeiro momento, são apontadas as especificidades das relações entre a madre e cada esfera de sua atuação, bem como as qualidades necessárias para uma boa liderança. Em seguida, mostra-se a finalidade do delicado equilíbrio entre autoridade e serviço, isto é, a fraternidade. Ela testemunha na fragilidade humana o amor trinitário num mundo dilacerado pela discórdia. Aqui se identificam os princípios fundamentais que orientam a fraternidade franciscana e o que vem a ser a comunhão na vida fraterna. Os princípios de liderança baseados na espiritualidade francisclariana são antigos e, ao mesmo tempo, inovadores e revigorantes. O poder, para ser bem exercido, exige o equilíbrio entre a “autoridade” e “serviço”.

Biografia do Autor

Miguel Kleinhans, Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI

Frade franciscano, nascido na Alemanha e missionário no Brasil desde 1986. Doutor em Teologia pela Pontificia Università Antonianum, em Roma. Professor do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí – ICESPI. Foi Definidor e Secretário da Formação e Estudos e atualmente é o Vigário Provincial da Província Franciscana Nossa Senhora da Assunção – MA/PI, a qual pertence.

Referências

BINI, Giacomo. Ouvi, irmãs: Um itinerário para refundar a vida consagrada. São Paulo, 2014.

IGREJA CATÓLICA. Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. A vida fraterna em comunidade: congregavit nos in unum Christi amor. Petrópolis: Vozes, 1994. (Documentos pontifícios; 258).

KLEINHANS, Miguel. Espiritualidade e diálogo: uma reflexão sobre o princípio dialogal de Martin Buber. Convergência, v. 38, n. 365, p. 412-420, setembro 2003.

ORDEM DOS FRADES MENORES (Edit.). Manual para os Guardiães. Roma, 2019.

SCHALÜCK, Hermann Friedrich. Encher a terra com o evangelho de Cristo: O Ministro Geral aos Frades Menores sobre a Evangelização: a tradição à profecia. [Petrópolis]: [Vozes], 1996.

TEIXEIRA, Celso Márcio (Org.). Fontes Franciscanas e Clarianas. Petrópolis: Brasília: Vozes: FFB, 2004.
Publicado
09-04-2020