A Custódia da Terra Santa

Origem e mensagem

  • Jean C. Ajluni Oliveira
Palavras-chave: Terra Santa; Oriente Médio; Diálogo inter-religioso; Franciscanismo.

Resumo

O presente artigo pretende apresentar um apanhado histórico da presença franciscana no Oriente Médio, destacando o princípio da missão da Ordem Franciscana na Terra Santa. O próprio Santo de Assis desde o início de seu apostolado, se interessou pela região do Levante e no encontro com o Sultão Malik al-Kamil, há 800 anos, lançou as bases de um diálogo inter-religioso que acontece até hoje. A presença franciscana na Terra Santa é uma mensagem plena de sentido, de forma especial para o mundo de hoje tão permeado de desencontros. Que nestas páginas o leitor possa conhecer um pouco da história da atual Custódia da Terra Santa e abrir-se a mensagem de diálogo e fraternidade que faz santos todos os lugares da Terra.

Biografia do Autor

Jean C. Ajluni Oliveira

O autor é um frade mineiro, pertence à Ordem dos Frades Menores, membro da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Realizou seus estudos de Filosofia em Campo Largo-PR (Rondinha) entre os anos de 2000-2001 e obteve a graduação em Teologia no Instituto Teológico, na cidade de Petrópolis – RJ, entre os anos de 2011-2014.

Referências

CUSTODIA di Terra Santa, 1342-1942. Tipografia dei Padri Francescani, Gerusalemme 1951.
GOLUBOVICH, Girolamo. Biblioteca bio-bibliografica della terra Santa e dell’Oriente franciscano. Quaracchi (Firenze), 1913.
KOSER, Constantino. Carta Enciclica Sobre la tierra Santa en el 750 aniversario del desembarco del Serafico Padre San Francisco en acre. Roma, 1969.
REGRA e Constituições Gerais da Ordem dos Frades Menores. Trad. Frei Ary Pintarelli. Petrópolis: Vozes, 2001.
SANDOLI, Sabino de. Il primo convento franciscano in Gerusalemme, 1230-1244. Suplemento a “La T.S” – Luglio-Agosto 1983.
CUSTODIA DA TERRA SANTA. https://www.custodia.org/pt-pt Acesso em 29/08/2019.
Publicado
26-11-2019