A dimensão social da fé na Escritura
Palavras-chave:
dimensão social; escritura; fé; pobres; parcialidade fundamental.Resumo
O texto visa apresentar como a dimensão social da fé é um dos pontos fundamentais da Escritura. Faz isso a partir de uma apresentação sucinta das diversas partes do Antigo Testamento (Pentateuco, Livros Históricos, Sapienciais e Proféticos) e do Novo Testamento (Evangelho, Cartas de Paulo; demais escritos). A solidariedade, a fraternidade, a luta pela justiça e pelo direito, mais do que temas, são como que eixos da Escritura. Diante da tentação, sempre presente, de achar que o compromisso social não tem a ver com religião, que a luta por um mundo mais justo e fraterno não é atitude espiritual, é importante recordar que o Deus da Bíblia é um Deus que liberta e se compromete com a vida do seu povo. Crer nele significa se comprometer com uma sociedade mais justa segundo a sua vontade.
Downloads
Referências
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002.
BROWN, Raymond Edward. Introdução ao Novo Testamento. Trad. Paulo F. Valério. 2ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2012. (Coleção Bíblia e História)
CROATTO, José Severino. Hermenêutica bíblica: Por uma teoria da leitura como produção de significado. Trad. Haroldo Reimer. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulinas, 1985.
DUNN, James. A teologia do apóstolo Paulo. Trad. Edwino Royer. São Paulo: Paulus, 2003. (Coleção Biblioteca de estudos bíblicos)
FABRIS, Rinaldo. Os Atos dos Apóstolos. Trad. Siro M. Oliveira.
São Paulo: Paulus, 1991. (Coleção Bíblica Loyola)
FRANCISCO, PP. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2013.
FRANCISCO, PP. Mensagem para o III Dia Mundial dos Pobres. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/poveri/documents/papa-francesco_20190613_messaggio-iii-giornatamondiale-poveri-2019.html . Acesso em: 02 jan. 2024.
HESCHEL, Abraham Joshua. Los profetas I: El hombre y su vocación. Trad. Víctor A. Miralman. Buenos Aires: Paidos, 1973.
JEREMIAS, Joachim. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2008.
LÍNDEZ, J. V. Sabedoria e sábios em Israel. Trad. José Benedito Alves. 3ª Ed. São Paulo: Loyola, 2014. (Coleção Bíblica Loyola) MESTERS, Carlos. Flor sem defesa: Uma explicação da Bíblia a partir do povo. Petrópolis: Vozes, 1983.
PAGOLA, José Antônio. Jesus – aproximação histórica. 7ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PIXLEY, Jorge. A História de Israel a partir dos pobres. 11ª Ed. Trad. Ramiro Mincato. Petrópolis: Vozes, 2013.
PIXLEY, Jorge. O Deus libertador na Bíblia: Teologia da libertação e filosofia processual. Trad. Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Paulus, 2011. (Coleção Tempo axial)
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. Bíblia e moral: Raízes bíblicas do agir cristão. Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/pcb_documents/rc_con_cfaith_doc_20080511_bibbia-e-morale_po.html . Acesso em: 02 jan. 2024.
SCHNELLE, Udo. Paulo: vida e pensamento. Trad. Monika Ottermann. Santo André: Academia Cristã; São Paulo: Paulus, 2010.
SCHWANTES, Milton. O direito dos pobres. São Leopoldo: Oikos, 2013.
SICRE, José Luis. Introdução ao profetismo bíblico. Trad. Gentil Avelino Titton. Petrópolis: Vozes, 2016.
SKA, Jean-Louis. Introdução à leitura do Pentateuco: Chaves para a interpretação dos cinco primeiros livros da Bíblia. Trad. Aldo Vannucchi. 3ª Ed. São Paulo: Loyola, 2003. (Coleção Bíblica Loyola)
SKA, Jean-Louis. O canteiro do Pentateuco: Problemas de composição e de interpretação – aspectos literários e teológicos. Trad. J. A. Clasen; P. F. Valério. São Paulo: Paulinas, 2016. (Coleção Bíblica e história).
ZENGER, Erich. As peculiaridades e o significado das narrativas históricas de Israel. In: ZENGER, Erich (org.). Introdução ao Antigo Testamento. Trad. Werner Fuchs. São Paulo: Loyola, 2003a. p. 159-163. (Coleção Bíblica Loyola)
ZENGER, Erich. Peculiaridade e importância da sabedoria em Israel. In: ZENGER, Erich (org.). Introdução ao Antigo Testamento. Trad. Werner Fuchs. São Paulo: Loyola, 2003b. p. 283-291. (Coleção Bíblica Loyola)