Educação e inteligência artificial

O papel da família

Autores

  • Martín Carbajo-Núñez

Palavras-chave:

Artificial intelligence; Family; Education; School; Ecclesiastical Magisterium; Francis of Assisi.

Resumo

This paper studies the “exciting possibilities and grave risks” of artificial intelligence (AI) in the field of education. Pope Francis affirms that AI “is radically affecting the world of information and communication, and through it, certain foundations of life in society”. How can we educate children in this new existential context? The first part focuses on the growing use of AI systems, underlining that they can bring about an important change in the way we understand education. In the second part, some indications are given about the educational use that parents can make of AI in the family environment, having as its horizon the humanism of fraternity inspired by Francis of Assisi.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Martín Carbajo-Núñez

Prof. Dr. Martín Carbajo-Núñez, OFM é doutor em teologia moral (Afonsianum, Roma), licenciado em filologia germânica (Univ. Santiago de Compostela), mestre em comunicação social (Univ. Gregoriana, Roma). Atualmente está vinculado à Pontificia Università Antonianum (PUA) e à Pontifícia Universidade Lateranense (Alfonsianum) em Roma e à University of San Diego (FST), Califórnia – Estados Unidos. ORCID: 0000-0002-2814-5688.

Referências

BENTO XVI. “Homilia no VII Encontro mundial das famílias”, (03.06.2012), em Insegnamenti di Benedetto XVI, VIII/1 (2012). Cidade do Vaticano: Livraria Editora Vaticana, 1981, p. 693-697.

CARBAJO-NÚÑEZ, M. “Medios digitales y ritos familiares”, em Estudios Franciscanos 124/474 (2023) 85-98.

CARBAJO-NÚÑEZ, M. La fraternidad universal: raíces franciscanas de Fratelli tutti. Vitoria-Gasteiz: Efarantzazu, 2022.

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Cidade do Vaticano: Livraria Editora Vaticana, 1997.

COMISSÃO EUROPEIA. “Aprendizagem digital e TIC na educação”, em: https://digital-strategy.ec.europa.eu/pt/policies/digital-learning (Acesso: 01 fev. 2024).

COMISSÃO EUROPEIA. “Orientações éticas para uma IA de confiança”, (08.04.2019), em: https://op.europa.eu/pt/publication-detail/-/publication/d3988569-0434-11ea-8c1f-01aa75ed71a1 (Acesso: 10.03.2024).

CONCÍLIO VATICANO II. Gravissimun educationis. Declaração, (28.10.1965), em Acta Apostolicae Sedis 58 (1966) 728-739.

FRANCISCO. “Fraternidade: princípio regular da ordem económica”. Mensagem por ocasião da assembleia plenária da Pontifícia Academia das Ciências Sociais” (24.04.2017), em OR 99 (29.04.2017) 7.

FRANCISCO. “Amoris Laetitia. Exortação Apostólica Pós-Sinodal” (19.03.2016), em Acta Apostolicae Sedis 108/4 (01.04.2016) 311-446.

FRANCISCO. “Audiência geral: Catequese sobre a família”, (16.09.2015), em OR 211 (17.09.2015) 8.

FRANCISCO. “Discurso aos participantes no encontro internacional sobre a complementaridade entre homem e mulher” (17.11.2014), em Acta Apostolicae Sedis 106/12 (2014) 979-981.

FRANCISCO. “Discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé”, (11.01.2016), em OR 156/7 (11/12.01.2016) 4-5.

FRANCISCO. “Discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé”, (09.01.2020), em OR 6 (10.01.2020) 4-5.

FRANCISCO. “Discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé”, (08.01.2024), em OR 9 (12.01.2024).

FRANCISCO. “Mensagem aos participantes da 47ª semana social dos católicos italianos” (11.09.2013), em InsJP2 I/2 (2013) Cidade do Vaticano: Livraria Editora Vaticana, 2013, 231-234.

FRANCISCO. “Mensagem para o 57 Dia Mundial da Paz” (01.01.2024), em OR 286 (14.12.2023) 3.

FRANCISCO. “Mensagem para o 58 Dia Mundial das Comunicações Sociais” (24.01.2024), em OR 19 (24.01.2024) 8.

FRANCISCO. “Mensagem para o lançamento do pacto educativo” (12.09.2019), em OR 207 (13.09.2019) 8.

FRANCISCO. “O valor e a dignidade humana não dependem de algoritmos. Discurso aos participantes no encontro dos ‘Minerva Dialogues’”, (27.03.2023), em OR 72 (27.03.2023) 11.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2019, 84ª ed. (Id., Pedagogía del oprimido, Siglo XXI, Madrid 2008, 20ª reimpressão).

JOÃO PAULO II. “Angelus”, (30.01.1994), em Insegnamenti di Giovanni Paolo II, [InsJP2], XVII/1 Cidade do Vaticano: Livraria Editora Vaticana, 1996, 231-234.

JOÃO PAULO II. “Centesimus annus. Carta encíclica” (01.05.1991), em Acta Apostolicae Sedis 83 (1981) 793-867.

JOÃO PAULO II. “Familiaris consortio. Exortação Apostólica” (22.11.1981), em Acta Apostolicae Sedis 74 (1982) 81-191.

JOÃO PAULO II. “Gratissimam sane. Carta às famílias” (02.02.1994), em Acta Apostolicae Sedis 86 (1994) 868-925.

MAUSSIER, Barbara (ed.). Il mondo in divenire. Un dibattito aggiornato sulle previsioni di Jacques Attali. Roma: Armando editore, 2020.

MUMFORD, Lewis. “Authoritarian and Democratic Technics”, em Technology and Culture 5/1 (1964) 1-8.

NANNI, Carlo. Corresponsabili. Crescere ed educarsi insieme. Roma: UPS, 2013.

OECD. “Recommendation of the Council on AI”, (22.05.2019), em: https://legalinstruments.oecd.org/en/instruments/OECD-LEGAL-0449.

SOLÍS CASTILLO, Fernando; AGUIAR SIERRA, Rocío. “Análisis del papel del involucramiento de la familia en la escuela secundaria y su repercusión en el rendimiento académico”, em Sinéctica 49 (jan./jun. 2017) p. 22.

UNESCO, “Recomendación sobre la ética de la inteligencia artificial”, em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137_spa (Acesso em: 01 fev. 2024).

UNESCO. “International Forum on AI and the Futures of Education. Developing Competencies for the AI Era” (07-08.12.2020), em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377251 (Acesso em: 10 mar. 2024).

UNESCO. Education for Sustainable Development Goals. Learning objectives, Paris 2017; cf. https://www.un.org/sustainabledevelopment/es/education/ (Acesso em: 01 fev. 2024).

Downloads

Publicado

2024-12-02